Lembrei-me de um filme que assisti na 8ª serie e revi à algunas meses atrás quando substitui uma professora de português amiga minha. O filme chama-se "Filhos do Paraíso" é iraniano, dirigido por Majid Majidi, indicado ao Oscar, como melhor filme estrangeiro em 1998, mas quem ganhou foi "A vida é Bela"(outro filme interessante que retrata as brutalidades da Segunda Guerra Mundial). O filme conta a história de dois irmãos ainda crianças.Ali e Zahra. Òtimo cenário, músicas lindas e o ator principal Amir Farrokh Hashemian(iraniano) concorreu ao premio de melhor ator do Festival Mundial de Filmes em Montreal junto com o ator brasileiro Vinícius de Oliveira (Josué) do filme Central do Brasil.Numa das cenas Ali perde o sapato da irmã, como só tinham um par de calçado cada um, eles dividiam o tênis para ir pra escola, Ali chegava correndo tirando o tênis no caminho e Zahra vinha também correndo pra não se atrazar.
Um dia é anunciado na escola que iria ocorrer uma maratona e o terceiro lugar era uma tênis. Ali se escreveu, no dia da corrida estava sendo o campeão(outra cena linda todos os outros meninos tinham seus pais na torcida, Ali estava sozinho) quando percebeu que ia ganhar, deixou seus adversários passar para poder ganhar o terceiro lugar e como premio levar o tênis para a irmã. Zahra que acampanhava de longe a corrida viu a generosidade do irmão.Total prova de compaixão e amor entre os dois.
Outra cena linda é quando o pai das crianças estava cortando o açúcar em cubos, para ser levado à mesquita. Eles estavam sem açucar para por no chá(A bebida nacional do Irã é um chá doce, Chá adoçado começa o dia e faz o intervalo das horas de trabalho), Zahra pede ao pai um pouco de acuçar, ele não da.Dizendo que aquela parte é para a mesquita, que será doado para quem precisa mais. Termina dizendo que jamais pegaria o que não lhe pertence.
Honestidade, honestidade, honestidade é mundo precisa de homens honestos, cheios que compaixão(se a religião proporcionar um mundo melhor me converto na hora, na verdade o que somos é pessoas de pouca fé).
O filme ainda retrata muitas quetões socias, assistam não vão se arrepender melhor do que assistir essas comédias americanas.
Otima Sexta a nós.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário