sexta-feira, 28 de março de 2008

Filhos do Paraíso

Lembrei-me de um filme que assisti na 8ª serie e revi à algunas meses atrás quando substitui uma professora de português amiga minha. O filme chama-se "Filhos do Paraíso" é iraniano, dirigido por Majid Majidi, indicado ao Oscar, como melhor filme estrangeiro em 1998, mas quem ganhou foi "A vida é Bela"(outro filme interessante que retrata as brutalidades da Segunda Guerra Mundial). O filme conta a história de dois irmãos ainda crianças.Ali e Zahra. Òtimo cenário, músicas lindas e o ator principal Amir Farrokh Hashemian(iraniano) concorreu ao premio de melhor ator do Festival Mundial de Filmes em Montreal junto com o ator brasileiro Vinícius de Oliveira (Josué) do filme Central do Brasil.Numa das cenas Ali perde o sapato da irmã, como só tinham um par de calçado cada um, eles dividiam o tênis para ir pra escola, Ali chegava correndo tirando o tênis no caminho e Zahra vinha também correndo pra não se atrazar.
Um dia é anunciado na escola que iria ocorrer uma maratona e o terceiro lugar era uma tênis. Ali se escreveu, no dia da corrida estava sendo o campeão(outra cena linda todos os outros meninos tinham seus pais na torcida, Ali estava sozinho) quando percebeu que ia ganhar, deixou seus adversários passar para poder ganhar o terceiro lugar e como premio levar o tênis para a irmã. Zahra que acampanhava de longe a corrida viu a generosidade do irmão.Total prova de compaixão e amor entre os dois.
Outra cena linda é quando o pai das crianças estava cortando o açúcar em cubos, para ser levado à mesquita. Eles estavam sem açucar para por no chá(A bebida nacional do Irã é um chá doce, Chá adoçado começa o dia e faz o intervalo das horas de trabalho), Zahra pede ao pai um pouco de acuçar, ele não da.Dizendo que aquela parte é para a mesquita, que será doado para quem precisa mais. Termina dizendo que jamais pegaria o que não lhe pertence.
Honestidade, honestidade, honestidade é mundo precisa de homens honestos, cheios que compaixão(se a religião proporcionar um mundo melhor me converto na hora, na verdade o que somos é pessoas de pouca fé).

O filme ainda retrata muitas quetões socias, assistam não vão se arrepender melhor do que assistir essas comédias americanas.

Otima Sexta a nós.

quarta-feira, 26 de março de 2008

Antes de mais nada ame

Hoje vou comentar outra crônica essa mais antiga mas que me fez muito bem, do Diário Catarinense também o colunista chama-se Davi Grainer, professor de letras, aliás faz um bom tempo que não publicam nada dele, é Davi você deve ter escrito coisas boas e os meios de comunicação não querem pessoas inteligentes no seu grupo, ou até publicam uma coluninha escondidinha entre as milhares de propagandas.Mas vamos ao que interessa, o Davi contava a história de uma turma de licenciatura em letras na qual ele dava aula, um dia um aluno perguntou pra ele: Professor qual é o segredo de você falar tão bem, acompanho tuas palestras, fico bobo como você consegue prender as pessoas em tuas palavras. Eu sinto-me intimidado até quando falo com meus amigos, nos trabalhos apresentandos em sala de aula então começo a tremer, como vou fazer em sala de aula, não sei devo continuar no curso.Davi confessou que ficou pensativo por um instante, pois qual seria o segredo....mas diz ele que não deve dúvida e respondeu com segurança:- Ame!Antes de mais nada você precisa amar o que vai falar.Tudo que se faz com amor fica bom.Antes de entrar na sala eu preparo minha aula, bá não vejo a hora de falar tudo que preparei só pra vocês.

Ame, ame, ame doe amor

É vou tentar ter mais amor pela história, afinal daqui algumas meses estagio.

Otima quarta a nós.


Obs: A Deo acabou de me informar que Porto Alegre está de aniver.Parabéns PORTO ALEGRE.
Outra hora conto sobre minha visita a capital gaúcha.

terça-feira, 25 de março de 2008

A melhor conversa em silêncio

Hoje vou comentar uma coluna do Prates, aquela na contra-capa do Diário Catarinense, não que eu gosto do Prates ele acredita ser o melhor jornalista do mundo, escreve um monte de lorotas e acha que é critica construtiva, mas das 365 por ano tirei uma ou duas como boas.

Já comentei essa crônica com alguns amigos mais íntimos, foi publicado em agosto ou setembro não lembro a data exata.
Parafraseando o Prates: " não ha melhor conversa do que tomar chá em silencio com o melhor amigo."Observem que divergência fascinate, pra conversar precisamos no mínimo falar ou demostrar comunicação com gestos, escrita enfim deve haver comunicação.Conversar em silêncio ......,mas concordo contigo Prates quando estamos em boa companhia não precisa palavras. Nada melhor que ter amigos por perto. Milhares de vezes sinto-me do céu quando estou em companhia de meus amigos.

Obrigada por vocês existirem

segunda-feira, 24 de março de 2008

Promessas de vida no meu coração

Primeiro post =)Confesso minha vontade por criar um blog foi uma certa inveja da Deo, inveja boa claro, mas lendo os post dela correu em minhas veias uma vontade loca de conversar comigo mesma. Ao escrever, seja uma critica política, social, acadêmica ou apenas algumas bobagens estamos sempre escrevendo pra nós mesmos. Escrever é uma maneira de organizar nossas idéias ou repensar elas ou ainda criar novos jeitos de ver a mesma coisa.Finalizando parafraseio Tom Jobim por que eu quero promessa de vida pro meu coração!